terça-feira, julho 11, 2017

O Olho de Deus Hórus




Olho de Hórus ou 'Udyat' é um símbolo, proveniente do Egito Antigo, que significa proteção e poder, relacionado à divindade Hórus. Era um dos mais poderosos e mais usados amuletos no Egito em todas as épocas. 

Hórus era o Deus egípcio do sol nascente e era representado como falcão. Era a personificação da luz e a tinha como inimigo Seth, o deus da desordem e violência.

No mito, Hórus é filho de Ísis e Osíris. Hórus ficou conhecido por diferentes nomes: Harakhte (Hórus do Horizonte), Harpócrates (Hórus, o Menino), Haroeris (Hórus, o Velho), entre outros.



Segundo uma lenda, o olho esquerdo de Hórus simbolizava a Lua e o direito, o Sol. O símbolo de Hórus era o “olho de Hórus”, que representa o olho que Seth destruiu durante a luta entre ambos. Segundo a crença, esse olho possuía poderes mágicos e transformou-se num poderoso e famoso amuleto, capaz de espantar qualquer mal que atacasse alguém, trazendo saúde, proteção, prosperidade e sorte, entre outras coisas, a quem o usasse.
Depois da sua recuperação, Horus pôde organizar novos combates que o levaram à vitória decisiva sobre Seth. Era a união do olho humano com a vista do falcão, animal associado ao deus Hórus. Era usado, em vida, para afugentar o mau-olhado e, após a morte, contra o infortúnio do Além. 
O Olho de Hórus e a grande serpente ananconada que foi encontrada no rio nilo proveniente da amazonia na grande divisão da pangea, cuja serpente simbolizavam poder real tanto que os faraós passaram a maquiar seus olhos como o Olho de Hórus e a usarem serpentes esculpidas na coroa. Os antigos acreditavam que este símbolo de indestrutibilidade poderia auxiliar no renascimento, em virtude de suas crenças sobre a alma.  

Hórus foi adorado em várias cidades do Egito. Originalmente era um deus do sul do Egito, no entanto, ele foi particularmente venerado em Edfu, onde no periodo ptolomaico foi construído um grande templo em sua honra. Conhecido desde a época predinástica, é provável que seu culto tivesse origem no delta do Nilo ainda que foi venerado em todo o Egito com importantes templos em Hieracómpolis, Edfu e Letópolis.


O Olho Direito de Hórus representa a informação concreta, factual, controlada pelo hemisfério cerebral esquerdo. Ele lida com as palavras, letras, e os números, e com coisas que são descritíveis em termos de frases ou pensamentos completos. Ele aborda o universo de um modo masculino. 

O Olho Esquerdo de Hórus representa a informação estética abstrata, controlada pelo hemisfério direito do cérebro. Lida com pensamentos e sentimentos e é responsável pela intuição. Ele aborda o universo de um modo feminino. Nós usamos o Olho Esquerdo, de orientação feminina, o lado direto do cérebro, para os sentimentos e a intuição


Postagens populares

Curso Reiki IIIA - Guraulhos 2015

Curso Reiki IIIA - Guraulhos 2015
Ativação Canais de Força

Curso Reiki Nível IIIA - Guarulhos 2015

Curso Reiki Nível IIIA - Guarulhos 2015
Rastreamento de Aura

Curso Reiki Nível IIIA - Guarulhos 2015

Curso Reiki Nível IIIA - Guarulhos 2015
Mestres Conscientes

Curso Reiki Níveis 1 & 2 - Guarulhos 2015

Curso Reiki Níveis 1 & 2 - Guarulhos 2015
Auto Aplicação

Curso Reiki Níveis 1 & 2 - Penedo/RJ 2014

Curso Reiki Níveis 1 & 2 - Penedo/RJ 2014
Reiki 1 & 2 Penedo - 2014

Curso Mesa Tachyonica - Set/2009

Curso Mesa Tachyonica - Set/2009
Momentos do curso